Associados

O Projor reúne jornalistas, pesquisadores e profissionais com experiência de destaque no jornalismo. Veja quem somos

Adriana Martinez

Jornalista, professora e consultora em design estratégico e mídias digitais, tem mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e foi J. S. Knight Fellow na Universidade de Stanford, na Califórnia (2013). Atuou na Reuters, Folha de S.Paulo, VejaSP e Exame. Foi diretora de Comunicação Digital da Rio 2016. Fundadora da Orbital Mídia.

Ana Amélia Campos Toni

Graduada em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, mestre pela London School of Economics and Political Science e doutora pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ. Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do GIP - Gestão de Interesse Público. Foi diretora da Fundação Ford no Brasil, presidente do conselho do Greenpeace Internacional e diretora da ActionAid Brasil. Conselheira da GIFE, da Wikimedia Foundation e do Le Monde Diplomatique Brasil. Integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, e dos conselhos do Fundo Baobá por Igualdade Racial, da Gold Standard Foundation, da rede WINGS - Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).

Angela Grossi

Jornalista e professora, com trabalhos nas áreas de informação e TI, políticas públicas na área de informação e em mídias digitais. Estudou Comunicação Social na Universidade Metodista de Piracicaba, entidade onde cursou também mestrado em Educação. É doutora em Ciência da Informação pela Unesp, instituição na qual atua nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Marília) e de Mídia e Tecnologia. É pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade.

Angela Pimenta

Jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001). Presidente do Projor de julho de 2015 a abril de 2019, é doutoranda do programa de Mídia e Tecnologia, onde pesquisa estratégias viáveis de educação midiática no ambiente extra-escolar. Coordenou o projeto Atlas da Notícia em 2017 e 2018. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011).

Antônio Napole D'Andréa Neto

Administrador e professor, é sócio da Kaiser Associates, consultoria de estratégia global com sede em Washington, DC, sendo responsável por projetos na América do Sul. É bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e mestrando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Membro do conselho de ex-alunos da EAESP-FGV, membro do comitê educacional do Centro de Liderança Pública, professor do Master em Liderança e Gestão e coordenador da pós-graduação Lato Sensu de Planejamento e Competitividade para a área pública, ambos do CLP.

Caio Túlio Costa

Jornalista, professor, doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, executivo na área de comunicação digital e fundador da Torabit. Na empresa que edita o jornal Folha de S.Paulo foi editor, secretário de redação, correspondente, diretor de revistas, ombudsman e fundador do UOL. Foi presidente do Internet Group e da a Fundação Semco. De 2003 a 2012, foi professor na Cásper Líbero.  É conselheiro de várias instituições, entre as quais a Fundação Padre Anchieta. Publicou quatro livros e é co-autor da primeira versão do Manual Geral de Redação da Folha (1984).

Carlos Castilho

Jornalista, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor de jornalismo online e pesquisador em comunicação comunitária. Foi diretor do escritório da Globo em Londres e editor-chefe do primeiro telejornal internacional da televisão brasileira.

Carlos Eduardo Lins da Silva

Jornalista, atuou em alguns dos veículos mais importantes do Brasil, entre os quais a Folha de S.Paulo (onde foi um dos responsáveis pelo Projeto Folha, secretário e diretor-adjunto de Redação, correspondente nos EUA e ombudsman) e o Valor Econômico. Livre-docente e Doutor em Comunicação pela USP, mestre pela Michigan State University e Global Fellow do Woodrow Wilson International Center for Scholars, foi professor em várias instituições, entre as quais o Instituto de Relações Internacionais e a Escola de Comunicações e Artes da USP, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a Faculdade Cásper Libero. Autor de diversos livros sobre jornalismo, comunicação e relações internacionais.

Carlos Vogt

Graduado e pós-graduado em Letras pela USP, mestre pela Universidade de Besançon, na França e doutor pela Unicamp. Recebeu em 2005 a Ordem do Mérito Científico, da Presidência da República, e o título de doutor honoris causa da École Normale Supérieure de Lyon. Foi reitor da Unicamp, universidade da qual é professor emérito, coordenador do Labjor e presidente do conselho do Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Tradutor, poeta e ensaísta, publicou vários livros e inúmeros artigos em jornais e revistas, nacionais e internacionais. Dirigiu e editou várias publicações de informação científica. Foi presidente da Fapesp e da Univesp.

Celestino Vivian

Graduado em Filosofia e Jornalismo, trabalhou durante 26 anos no Grupo Folha, onde foi subeditor de Mundo e líder de inúmeros projetos editoriais. No Projor, implementou e coordenou (2013-2016) o projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado por Alberto Dines para levar conhecimento e apoio técnico gratuito aos pequenos e médios jornais do interior do Brasil. Atualmente, é o editor das revistas Mundo Sindical e EasyCoop.

Denize Bacoccina

Jornalista formada na PUC/Campinas, com especialização em Relações Internacionais pela UnB e ampla experiência, tanto em jornalismo impresso quanto em jornalismo online e TV, em temas ligados à vida urbana, economia e política internacional. Foi repórter de economia de O Estado de S. Paulo, correspondente da BBC Brasil em Londres e Washington, chefe da sucursal Brasília da IstoÉ Dinheiro e superintendente executiva de Agências e Conteúdo Digital da EBC. Co-fundadora do portal A Vida no Centro, criado em 2017.

Eugênio Bucci

Jornalista, estudou na Faculdade de Direito e na Escola de Comunicações e Artes da USP, universidade onde é professor titular e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados. Pela ECA-USP, doutorou-se em 2002 e defendeu sua tese de livre-docência em 2014. Foi presidente da Radiobrás e membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta, da TV Cultura. Na Abril, foi diretor de redação da Superinteressante e Quatro Rodas, e Secretário Editorial. Dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo na ESPM e foi professor de Ética Jornalística na Cásper Líbero. Colaborou com o Observatório da Imprensa entre 2008 e 2011.

Francisco Rolfsen Belda

Jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi repórter, editor e diretor de empresas jornalísticas no interior de São Paulo. Professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos, é doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos na Universidade de São Paulo (USP).

Marco Chiaretti

Editor do Observatório da Imprensa, é jornalista e professor. Estudou Filosofia e Direito na Universidade de S.Paulo e Jornalismo na ESPM. Trabalhou em vários jornais, revistas e portais, como redator e editor. Foi professor na Unesp, na Cásper Líbero e no IELUSC.

Paulo Talarico

Cofundador e Diretor de Treinamento e Dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, é formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-graduação em jornalismo esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG) e curso técnico de locução para rádio e TV pela Rádio Oficina. Cobriu política na região oeste da Grande São Paulo em veículos locais e foi correspondente de Osasco e editor-chefe na Agência Mural.

Pedro Burgos

Formado em jornalismo pela UnB e mestre pela City University de Nova York, é o coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Foi Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e pesquisador da School of International and Public Affairs da Universidade Columbia. Trabalhou na Superinteressante, na Gazeta do Povo e no Jornal do Brasil, entre outros. Como programador, desenvolveu projetos de combate à desinformação. É colunista da revista Época e membro do Conselho da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Escreveu “Conecte-se ao Que Importa”.

Pedro Varoni de Carvalho

Jornalista, professor e pesquisador, formou-se em jornalismo em 1989 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esteve no Grupo EPTV e foi diretor de Jornalismo da TV Sergipe. Foi diretor geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2016

Sandra Muraki

Sandra Muraki é gerente-adjunta de Relações Institucionais da Fapesp. Jornalista, trabalhou na Folha de S.Paulo como redatora e coordenadora do programa de treinamento, e em revistas da editora Globo. Mais recentemente, atuou na área de assessoria de comunicação, como diretora de novos negócios e de atendimento. Coordenadora de projetos e parcerias do Projor, de 2013 a 2015.

Sérgio Lüdtke

Jornalista, pesquisador e consultor em mídias digitais. Possui Master em Gestão de Negócios Jornalísticos pelo ISE/Universidade de Navarra e MBA em Marketing Digital da FGV. É bacharel em jornalismo, formado pela FAMECOS – PUC/RS, em 1984. Foi editor do Projeto Comprova em 2018. Coordenou o Master em Jornalismo Digital no ISE e o Digital Video Accelerator (Facebook / ICFJ). É editor-chefe do projeto Comprova e coordenador acadêmico dos cursos da Abraji.

Simone Pallone

Professora e jornalista, formou-se em Comunicação Social pela PUC/Campinas. Tem mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica, pela Unicamp, onde atua desde 2003, no Labjor. É professora e orientadora no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), e no curso de Especialização em Jornalismo Científico. Coordena o podcast Oxigênio, e é editora executiva da revista eletrônica Inovação.

Taís Gasparian

Advogada e professora, é sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian Advogados, em São Paulo. É bacharel e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB. Leciona Direito Digital para Jornalistas e Direito na Publicidade na ESPM. Colaboradora da Universidade de Columbia/NY no Global Freedom of Expression Website. Em 2002, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Justiça.